O voleibol é um desporto de equipa que foi criado nos Estados Unidos em 1895. O criador do voleibol, William G. Morgan, era um instrutor de educação física que procurava criar um novo desporto que fosse menos violento do que o basquetebol. Ele adaptou o jogo do ténis e o desporto foi originalmente chamado de “mintonette”.
No início, o este desporto era jogado com uma rede de 1,98 metros de altura e a bola era do tamanho de uma bola de basquetebol. O primeiro jogo de voleibol foi realizado em 1896 no Springfield College, em Massachusetts. A partir daí, começou a popularizar-se rapidamente nos Estados Unidos, e em 1900, o desporto foi introduzido no Canadá.
O voleibol espalhou-se pelo mundo todo na década de 1920, com equipas de vários países competindo em torneios internacionais. Em 1947, a Federação Internacional de Voleibol (FIVB) foi fundada, com o objectivo de promover o desporto em todo o mundo. A partir daí, tornou-se um desporto olímpico, sendo incluído pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 1964.
O voleibol pode melhorar a coordenação, a flexibilidade, a força muscular, a saúde cardiovascular e respiratória, além de promover habilidades sociais e de trabalho em equipe.
O voleibol evoluiu muito desde os primeiros dias do desporto. A bola foi modificada, tornando-se mais leve e com menos pressão, permitindo que os jogadores realizassem jogadas mais complexas. As regras do desporto também foram aprimoradas, incluindo a introdução da linha de três metros para evitar que os jogadores bloqueassem a rede.
Hoje, é um dos desporto mais populares do mundo, praticado por milhões de pessoas em todo o mundo. Há várias competições importantes, incluindo a Liga Mundial de Voleibol Masculino e Feminino, o Campeonato Mundial e os Jogos Olímpicos.
Voleibol nas Escolas
O voleibol também se tornou um desporto popular nas escolas, com muitas escolas incluindo-o em seus programas de educação física. O desporto é praticado por pessoas de todas as idades e habilidades, desde o nível amador até o profissional.
Além de ser um desporto divertido e emocionante, também traz muitos benefícios para a saúde. Jogar voliebol ajuda a melhorar a coordenação, a flexibilidade e a força muscular, além de promover a saúde cardiovascular e respiratória. O voleibol é um desporto que pode ser praticado em equipe ou individualmente, proporcionando uma óptima maneira de socializar e fazer amigos.
